Siga-nos no Facebook

17 maio 2010

Novo Comunicado sobre o Areinho de Avintes

A Verdade é como o Azeite…
Diz-se muitas vezes que “o silêncio é d’ouro”, ou ainda que as “palavras leva-as o vento”, frases com que estamos muitas vezes de acordo, mas também é preciso não esquecer que “quem cala consente”.

Dizemos isto por causa dos boatos e mentiras que algumas pessoas estão a lançar a propósito de uma iniciativa na qual estamos envolvidos desde o início, faz mais de 15 dias!

Na verdade, no passado dia 27 ou 28 de Abril, fomos informados por um militante e membro do Secretariado em Avintes do PS, de que alguns dos moradores do Areinho de Avintes o tinham avisado que estavam a receber cartas da Câmara de Gaia, dando-lhes APENAS 30 dias para demolirem as suas casas.

Mais nos disse, que os moradores estavam muito preocupados, assustados mesmo, uma vez que ninguém da Câmara de Gaia os tinha contactado antes para lhes dizer o que se iria passar e não sabiam o que fazer para se defenderem, pois moravam ali há muitos anos e não têm outra habitação para viver!

Estes moradores, perguntaram ainda se “as pessoas do PS” sabiam o que se estava a passar e se os poderiam ajudar.

Perante esta situação, informámos que não sabíamos em concreto a que se deviam estas cartas, achávamos as mesmas inadmissíveis e que os moradores não se precipitassem, pois não podiam ser assim despejados das suas habitações. Mais lhe dissemos que deviam procurar um advogado e que, quer na Assembleia Municipal de Gaia, quer na Assembleia de Freguesia de Avintes, tudo iríamos fazer, juntamente com os restantes colegas do PS, para os ajudar.

Informámos ainda os moradores, que no dia 30 de Abril, haveria uma Assembleia de Freguesia em Avintes e que eles deveriam estar presentes e perguntar ao Sr. Presidente da Junta o que é que ele sabia sobre este assunto, pois o Dr. Nuno Oliveira era o Responsável pelo Projecto “Encostas do Douro” e ele, na qualidade de Gestor Municipal, deveria ter todas as informações sobre o assunto.

Assim fizeram dois dos moradores, que questionaram publicamente em plena Assembleia de Freguesia, o Sr. Presidente da Junta sobre as cartas que tinham recebido e incompreensivelmente, ou talvez não, o Dr. Nuno Oliveira disse desconhecer a razão das cartas, afirmando que as mesmas talvez tivessem a ver com uma “Directiva Comunitária da Água” e nunca com o “Projecto Encostas do Douro” do qual ele é responsável, mas pediu os contactos dos moradores, prometendo também publicamente, que até quarta-feira seguinte (5 de Maio) os informaria do que se estaria a passar!

Nós membros da Assembleia de Freguesia do PS, falamos com os referidos moradores e logo ali combinamos que perante o “desconhecimento” manifestado pelo Sr. Presidente da Junta, iríamos falar com os Vereadores do PS na Câmara de Gaia e o mais breve possível, marcaríamos uma reunião com os moradores no Areinho.

Assim, contactamos pessoalmente o Vereador do PS na Câmara de Gaia, que é simultaneamente Presidente do PS Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues que de imediato se disponibilizou a reunir com os moradores no local. No entanto, dado que o Eduardo Vítor Rodrigues iria estar ausente no estrangeiro nessa semana, acordamos que a nossa visita só poderia realizar-se no sábado dia 15 de Maio.

Estando esta situação acertada entre nós, membros do PS, fomos falar com os moradores, indicando que a data que tínhamos disponível para a reunião com eles, seria o sábado 15 de Maio, ficando definitivamente acertada a data e hora da reunião, bem como o local, que seria à porta de casa destes.

Será conveniente ainda de dizer que os moradores que deixaram o seu número de telemóvel ao Sr. Presidente da Junta, nos informaram que ao contrário do que tinha sido dito publicamente pelo Sr. Presidente da Junta, na Assembleia de Freguesia, não tinham sido, até pelo menos sexta-feira, dia 7 de Maio, contactados por este.

Esta é a verdade dos acontecimentos, que antecederam uma reunião pacífica, que decorreu ordeiramente, sem acusações ou falsas promessas, onde apenas se aconselhou prudência aos moradores e tendo os responsáveis do PS prometido que logo que tenham a documentação que vão pedir à Câmara Municipal, voltarão a reunir com os moradores.

Se alguém marcou outra reunião com os moradores no mesmo dia e hora, não foi o PS, que já tinha a sua marcada há mais de uma semana!

Finalmente e para que fique totalmente claro, queremos dizer alto e bom som que o Partido Socialista é agora e sempre foi no passado, totalmente a favor da requalificação do Areinho de Avintes e por isso votou favoravelmente o Projecto Encostas do Douro, mas não podemos aceitar que os moradores, que em alguns casos sempre lá moraram, não sejam respeitados e indemnizados se for caso disso.

Gostaríamos por isso que reflectissem um pouco o seguinte:

- Como é possível que agora se diga que se vai enviar, para falar com os moradores, Assistentes Sociais, quando antes se enviaram cartas intimidantes a obrigar os moradores a demolirem as suas habitações, e durante mais de 15 dias, até o PS ter colocado o caso nos jornais, ninguém da Câmara tenha ajudado e informado os moradores dos seus direitos?

- Será que a Assistente Social não deveria ter vindo primeiro falar com os moradores antes de as cartas serem enviadas?

- Será que é uma Assistente Social que vai ajudar juridicamente os moradores a defenderem os seus direitos?

Os moradores são pessoas de bem, que pagam os seus impostos sobre as casas e terrenos, e que precisam de ser informados e não ameaçados e assustados com as cartas, aparentemente para ver se abandonam rapidamente as suas casas, evitando que alguém mais tarde tenha de os indemnizar!

Também não aceitamos que haja quem esteja a confundir cargos e funções!
A requalificação do Areinho de Avintes e o Projecto Encostas do Douro não é, por muita vontade que haja, uma obra que possa ser realizada pela Junta de Freguesia de Avintes e pelo seu Presidente.
Esta obra insere-se no âmbito municipal e só com a vontade e capacidade de uma Câmara Municipal e de outras entidades, poderá avançar!

Enquanto membros do Partido Socialista e fundamentalmente enquanto Avintenses, estaremos totalmente disponíveis para esclarecermos publicamente, onde e quando o quiserem, (principalmente aqueles que à falta de melhores argumentos só sabem lançar boatos e mentiras), pois temos a certeza de que “a Verdade é como o Azeite: vem sempre acima!”

Avintes, 2010-05-17 _______ O Secretariado da Secção de Avintes do PS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.