Siga-nos no Facebook

20 junho 2017

Discurso de recandidatura à Assembleia de Freguesia de Avintes

Discurso de recandidatura à Assembleia de Freguesia de Avintes
CIPRIANO MANUEL CASTRO

Caro Presidente do PS Gaia, Patrocínio Azevedo
Caro Presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues
Caras amigas e amigos,

Entre todas as minhas amigas e amigos aqui presentes não vou fazer destaques especiais pois todos representam muito para mim e não quero esquecer ninguém, só mesmo uma referencia e um carinho para os meus familiares e principalmente para a minha mulher, a minha mãe e a minha filha (que não está aqui fisicamente porque está a estudar fora de Portugal mas sinto-a aqui em espírito), pois elas as três e ainda a minha sogra, são um esteio fundamental para mim.
Um agradecimento também a todos os elementos da equipa que me acompanhou nestes últimos 4 anos e ainda a todos os colegas presidentes de junta, deputados municipais e demais autarcas, aqui presentes.

Caras e caros Avintenses,
Minhas senhoras e meus senhores,
A todos agradeço a vossa presença e o vosso apoio.

Quatro anos passaram desde que precisamente nesta mesma sala, comuniquei a todos os Avintenses que tinha decidido candidatar-me à Junta de Freguesia de Avintes. Foi naquela altura uma decisão ponderada e amadurecida, não só após uma reflexão pessoal, mas também depois de várias conversas e reuniões com muitas daquelas e daqueles que me vinham acompanhando há vários anos e ainda com outras e outros que me passaram a acompanhar desde então. Todos juntos formamos uma equipa coesa e multifacetada, e desenvolvemos um projeto que denominamos MAIS AVINTES, totalmente dedicado e focado em servir Avintes e as suas gentes, movidos por uma enorme vontade de dar um novo rumo à nossa terra e querendo envolver nele todos os Avintenses.

Tal como nos comprometemos, formamos durante todo o mandato uma Junta de proximidade, solidária, aberta e transparente no seu relacionamento com os cidadãos e instituições, numa entrega diária e permanente ao muito trabalho que havia e há para fazer. Ao longo deste mandato que agora vai terminar, não só cumprimos praticamente todo o nosso programa eleitoral, como fomos mais ousados e fomos para além dele. Abraçámos novas iniciativas e aproveitámos mais oportunidades com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida dos Avintenses.

Fundamental para o sucesso do nosso projeto MAIS AVINTES foi também a postura que desde a primeira hora adotámos de articulação permanente, diálogo constante e de grande proximidade com a Câmara Municipal em geral e particularmente com o nosso Presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues e com o Vice Presidente, Patrocínio Azevedo.

Só desta forma e com esta postura de diálogo e compromisso, conseguimos cumprir os principais objetivos do nosso programa: Primeiramente focados em servir os AVINTENSES, com transparência, consciência social, centrados nas pessoas e na procura de ajudar a resolver os seus problemas.
Reiniciamos com as reuniões da Comissão Social de Freguesia, protocolamos a oferta de óculos a pessoas carenciadas, disponibilizamos apoio a pequenas reparações domésticas a pessoas idosas carenciadas ou com mobilidade reduzida, instituímos uma verba anual para apoio na compra de medicamentos urgentes a pessoas com dificuldades económicas em complemento do projeto camarário “Farmácias Solidárias”, retomamos o Conselho da Juventude e o Fórum Avintense jovem, criamos as hortas urbanas, retomamos o prémio de mérito escolar para os alunos das nossas escolas, aderimos ao projeto Cantinho do Estudo que vai criar melhores condições nas habitações dos nossos alunos, instituímos uma verba anual para apoio às visitas de estudo dos alunos das nossas escolas EB1 e Jardins de Infância, promovemos cursos de formação para desempregados em parceria com o IEFP, apoiamos das mais variadas formas as associações e instituições da freguesia, realizamos iniciativas de apoio e valorização do comércio e serviços locais, descentralizamos as reuniões públicas do executivo, entre muitas outras coisas em que as pessoas foram, e são, o centro das nossas atenções e preocupações.

Por outro lado com o apoio da Câmara Municipal foi possível desde há 3 anos passar a ter nadadores salvadores no Areinho e conseguimos, ainda que só este ano, recolocar areia, criando as condições de segurança necessárias para a utilização da zona de lazer do Areinho. Mas complementarmente a tudo isto, queríamos tirar Avintes do marasmo e até de algum desânimo existente nos Avintenses, uma vez que todas as principais promessas eleitorais anteriormente feitas, principalmente pelo anterior Presidente da Câmara Filipe Menezes, estavam ou esquecidas ou paradas. Era por isso urgente terminar o CENTRO ESCOLAR (parado então há cerca de 2 anos), era preciso colocar entre as prioridades a construção do PAVILHÃO DESPORTIVO (que tinha sido esquecido no projeto do Centro Escolar), era fundamental lutar pela requalificação da FRENTE DE RIO na zona Areinho de Avintes (mas sem nos esquecermos que há lá pessoas a morar há muitos anos), era imperioso inverter a degradação e abandono a que estava voltada a nossa REDE VIÁRIA e finalmente era imperioso apoiar e criar melhores instalações para algumas das nossas associações, pois estas são fundamentais para o nosso desenvolvimento coletivo.

Chegados aqui não temos dúvidas em o afirmar que com a ajuda e empenho da Câmara Municipal conseguimos inverter a situação e que estes últimos 4 anos foram efetivamente anos de mudança e de começo de um ciclo de grande desenvolvimento para Avintes. Mas passados que estão 4 anos, e feito o balanço, chegou novamente o momento de tomar decisões para o futuro. Apesar de seguros e confiantes do muito e bom trabalho desenvolvido, temos consciência de que ainda é possível fazer muito mais pela nossa terra para além de ser necessário concluir tudo aquilo que foi iniciado e está em curso. Por isso com o mesmo empenho e entusiasmo de há 4 anos, mas também porque me sinto agora ainda mais mais bem preparado, decidi aceitar o convite que me foi formulado pelo Presidente da Concelhia de Gaia do PS, Patrocínio Azevedo e recandidatar-me a um novo mandato à frente da Junta de Freguesia de Avintes.

Ao meu lado irá estar novamente uma equipa de mulheres e homens Dedicados a Avintes e aos Avintenses, que, com total entrega e disponibilidade, vai continuar a dar o seu melhor na defesa dos interesses e anseios da nossa terra. 

Continuaremos a ter como principais bandeiras do nosso programa AS PESSOAS, o capital mais valioso da nossa terra, mantendo a proximidade através do diálogo e da solidariedade, AS INSTITUIÇÕES, motor social e cultural da Freguesia, tudo isto com a transparência na nossa atuação, e sempre em forte ligação e parceria com a Câmara Municipal, que tão bons resultados nos trouxe neste mandato, conscientes que só desta forma será possível trazer para Avintes novos e significativos investimentos. A causa pública é um Bem que deve ser gerida com rigor, determinação, coragem e ambição, e ter nas pessoas o nosso maior património.

O nosso programa eleitoral continuará a ser feito com realismo e seriedade, tal como há 4 anos, propondo apenas o que efetivamente está ao nosso alcance realizar, mas comprometendo-nos a tudo fazer para mantermos o ritmo do desenvolvimento de Avintes iniciado neste mandato, até porque agora com o equilíbrio financeiro que a Câmara Municipal conseguiu felizmente alcançar, haverá seguramente ainda mais disponibilidade para apoiar e investir em Avintes. No próximo mandato, naturalmente que os primeiros meses serão fundamentais para a conclusão das obras iniciadas neste mandato, pois não queremos mais obras inacabadas em Avintes, e será este o nosso principal enfoque no início do novo mandato. Paralelamente continuaremos a dar um destaque especial à área social, dadas as carências ainda existentes em algumas franjas da população porque a maior prioridade desta candidatura reside naquilo que de mais precioso existe em Avintes, como em qualquer Terra: ou seja, as pessoas, e a satisfação das suas necessidades.

Daremos também uma atenção especial no que diz respeito à reabilitação das nossas zonas mais antigas, aproveitando o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana por enquanto para a área de reabilitação urbana do Areinho e que abrange as zonas do Esteiro, Outeiro, Areinho e Espinhaço e que neste mês de Junho está em fase de discussão pública. Ainda na zona mais antiga de Avintes e concretamente na zona do Magarão, será nossa preocupação dar uma nova função e utilização, às instalações da Escola EB1 do Magarão, agora que infelizmente se avizinha o seu encerramento devido à falta de crianças nesta zona. Será seguramente uma das nossas apostas para o novo mandato. Igualmente, noutra antiga escola já desativada, concretamente na EB1 do Palheirinho, recentemente entregue pela Câmara Municipal à Junta de Freguesia pretendemos promover atividades para jovens, e equacionar a possibilidade de trazer para este espaço a Biblioteca existente no edifício da Junta e criar um pequeno museu.

No que diz respeito a novos equipamentos para o próximo mandato, e para além da conclusão do que está neste momento em curso, mais propriamente, a requalificação Frente de Rio, o Pavilhão, o Multiusos da ACMA, a Reabilitação do Quartel dos Bombeiros e da área envolvente à Pedra da Audiência e capela do Sr. dos Aflitos e mesmo a nova sede do Associação de Socorros Mútuos, queremos com o apoio fundamental da Câmara Municipal, tentar acabar a construção do que está há muitos anos parado e inacabado, refiro-me concretamente ao Teatro Almeida e Sousa, e ao Estádio do FC de Avintes, na Mesquita. Continuaremos com a recuperação da nossa rede viária secundária, pois apesar de um esforço significativo por parte da Câmara Municipal neste mandato que vai agora terminar, nesta área continuamos com muitas ruas a necessitar de uma reabilitação integral, fruto do abandono a que fomos voltados pelo anterior executivo municipal. Manteremos os apoios às nossas associações, parceiros fundamentais no desenvolvimento cultural e na ligação com as pessoas, bem como apoiaremos as escolas e os nossos alunos. Avintes e os Avintenses dispõem hoje de um calendário cultural que é uma referência no Concelho e como tal, continuaremos a apoiar todas as iniciativas nesta área para que o prestígio alcançado continue em crescimento.

Antes de terminar, só mais duas referências: primeiro uma palavra para a minha equipa, diz o povo na sua sabedoria que em equipa vencedora não se deve mexer e será essa a minha aposta, manter tanto quanto possível a equipa, naturalmente com algum sangue novo para ajudar a manter e fortalecer a sua energia.

A segunda referência final é para a equipa da Câmara Municipal, superiormente liderada pelo Presidente Eduardo Vítor Rodrigues, com o apoio do Vice-Presidente Patrocínio Azevedo, em vocês os dois deposito toda a confiança e estou certo de que continuarão a olhar para Avintes com o mesmo empenho e dedicação com que o fizeram neste primeiro mandato.

Temos um profundo amor e respeito por esta nossa terra, uma determinação inabalável e muita vontade de cumprir e prosseguir Avintes para que cada vez mais se afirme como uma Vila de forte tradição cultural, aberta à contemporaneidade, e modernidade, e com boa qualidade de vida. Com a nossa recandidatura, lançamos novamente um desafio aos Avintenses, de se envolverem connosco neste projeto de continuarmos a trabalhar para o desenvolvimento e progresso da nossa terra.

Muito obrigado a todos vós. 

Avintes, 14 de junho de 2017
Cipriano Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.