Siga-nos no Facebook

20 maio 2010

Mais vale tarde que nunca!

Após, mais de 19 dias de ter tomado oficialmente conhecimento, e 3 dias após a comunicação social ter noticiado a situação em que se encontravam alguns moradores do Areinho de Avintes, vem finalmente o Sr. Presidente da Junta de Freguesia dar alguns esclarecimentos aos Avintenses, sobre o Projecto Encostas do Douro!

Mais vale tarde que nunca!

Infelizmente, tudo o que é informado pelo Dr. Nuno Oliveira, na sua dupla qualidade de Presidente da Junta e de Funcionário Municipal (conforme o próprio afirma no comunicado da JFA), já foi anteriormente noticiado pela comunicação social, a partir de uma informação do Sr. Vice-Presidente da Câmara, Dr. Marco António Costa.

Esta repetição por parte da Junta de Avintes deve ser resultado provavelmente de mais uma falha dos serviços municipais, que pela segunda vez não avisaram nem a Junta de Avintes, nem o Sr. Presidente!

Com tudo isto, o Partido Socialista está neste momento mais tranquilo, pois a Câmara reconheceu que antes de avançar com as obras, tem de ouvir os moradores, fazer o levantamento das necessidades e nos casos em que seja necessário e não haja outra alternativa, terá de haver indemnizações.

Defender aqueles moradores, foi até ao momento, pois ainda mais nada conhecemos sobre o Projecto Encostas do Douro, a única razão porque denunciamos esta forma intimidatória como a Câmara estava a actuar enviando cartas a dar 30 dias para demolir.

De qualquer forma e porque o comunicado da Junta de Freguesia, para além de repetir o que a Câmara já tinha dito aos jornais, tem afirmações erradas sobre o comportamento dos Membros do PS na Assembleia de Freguesia, devemos esclarecer o seguinte:

Quando fomos alertados pela primeira vez pelos moradores, o que dissemos foi que DEVIAM IR PROCURAR INFORMAÇÕES AO SR. PRESIDENTE DA JUNTA, que era simultaneamente Responsável pelo Projecto Encostas do Douro; mais dissemos, que haveria um dia depois (30 de Abril) uma Assembleia de Freguesia, onde como público poderiam fazer perguntas ao Sr. Presidente!
Foi isso que, como diz a Junta, fizeram os moradores de forma educada e cordata.

Só que infelizmente, o Sr. Presidente da Junta e Funcionário Municipal colaborador do Projecto Encostas do Douro, disse publicamente que aquelas cartas não podiam ser relacionadas com o referido projecto, deveriam antes decorrer de uma “Directiva Comunitária da Água”! A acta da reunião deve confirmar esta informação!

Só perante esta informação aos moradores, é que nós Membros da Assembleia de Freguesia, democraticamente eleitos pelos Avintenses, entendemos que haveria aqui “gato escondido com rabo de fora” e que era preciso ajudar aqueles Avintenses a defenderem os seus direitos!

Nesse mesmo sentido, no decurso dessa sessão da Assembleia de Freguesia, um elemento da bancada do PS fez uma intervenção, chamando a atenção do Sr. Presidente da Junta para a gravidade da situação, o qual, no uso dos seus poderes, deveria obter com a maior brevidade os esclarecimentos adequados da Câmara por forma a sossegar aqueles Avintenses ameaçados de forma tão rude. Em resposta o Sr. Presidente reafirmou que lhes daria uma resposta daí a 5 ou seis dias.

Pensamos que tudo o que se seguiu, incluindo o comunicado da Junta de Freguesia, só nos dão razão!

Queremos uma requalificação do Areinho de Avintes, ansiamos por ela há muitos anos mas não aceitaremos que não se respeitem os Avintenses, sejam eles quais forem e morem onde morarem!

A terminar deixamos estas reflexões à consideração de todos os Avintenses:

- Será que cabia ao PS avisar directamente o Sr. Presidente da Junta das cartas, (reparem bem), enviadas pela Câmara de Gaia?

- Alguém de boa fé acha que o PS, quando foi alertado pelos moradores, pensaria que o Sr. Presidente da Junta e Funcionário Municipal colaborador do Projecto Encostas do Douro, não sabia da existência das cartas, enviadas no âmbito do projecto Encostas do Douro?

- Se o Sr. Presidente não sabia não parece evidente que devia saber (ou então deveria responsabilizar os serviços municipais e não o PS), porque as cartas foram enviadas pela Câmara onde ele colabora e não por uma qualquer outra entidade estranha!

- Será que esta dupla e simultânea condição do Dr. Nuno Oliveira (Presidente da Junta e Funcionário Municipal), ao contrário de ajudar, estará a complicar todo este processo?

Para terminar, e porque queremos ser efectivamente esclarecidos o melhor possível e também dar a oportunidade a todos os Avintenses de conhecerem o Projecto Encostas do Douro, especialmente no que a Avintes diz respeito, estamos a analisar internamente qual a melhor forma de conseguir obter mais informações, que divulgaremos, para que todos conheçam a realidade.



Avintes, 2010-05-20 ___________Os Membros do PS na AF de Avintes
__________________________O Secretariado do PS Avintes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.